SÉRIES

[SÉRIES][bleft]

CINEMA

[CINEMA][bleft]

CURIOSIDADES LITERÁRIAS

[CURIOSIDADES][bsummary]

ENTREVISTAS

[ENTREVISTAS][twocolumns]

O MAL DE LÁZARO - AUTORA: KRISHNA MONTEIRO [ RESENHA ]


Título: O mal de Lázaro | Autor: Krishna Monteiro
Editora: Tordesilhas | Ano: 2018 | Páginas: 175
Nota: ★★★★★

Olá! Dessa vez, gostaria de indicar para vocês um livro que recebi em parceria com a Editora Tordesilhas. É o segundo que leio do autor Krishna Monteiro, o primeiro foi um livro de contos "O que não existe mais" , o qual já resenhei aqui no blog. Tenho certeza que vocês vão gostar de conhecer esse novo trabalho.

SINOPSE
Numa trilha de terra, cruzando montanhas que conduzirão ao mar, a narradora vê a figura de um homem, a quem batiza de Lázaro. Doente e ferido, ele avança a passos lentos e é perseguido por uma multidão. A partir daí, o livro revela o drama de um homem que procurou se fechar ao mundo, mas que se viu forçado a confrontar vozes íntimas e dramas humanos. A história é contada pelos olhos de uma narradora cuja identidade é envolta em sombras que se clareiam em breves pistas ao longo da história. Inspirado pelo poema “A máquina do mundo”, de Drummond, O mal de Lázaro é uma fábula sobre dor, sofrimento e redenção que conta, na prosa elegante e poética de Krishna Monteiro, a história de um homem que se abre para o mundo apenas para vê-lo desmoronar.


Inspirado no poema "A máquina do mundo" de Carlos Drummond de Andrade, o autor constrói uma narrativa bem interessante e poético. Tudo começa em um cenário muito bonito. Um homem chamado Lázaro que é perseguido por uma multidão e que caminha em direção ao mar. Toda história vai se desenrolar a partir dessa primeira cena. 

Uma narradora vê Lázaro pela primeira vez nessa situação, e começa a segui-lo-lo,. Vai se dedicar a analisar aquele momento vivido e recuperar tudo o que Lázaro viveu até aquele momento da perseguição. Na verdade, Lázaro não tem esse nome, ele teria sido batizado pela narradora. Ao mesmo tempo que ela narra, ela se torna o fio condutor de toda história por se dedicar a desvendar os mistérios em torno do nosso personagem principal e tudo o que o levou até ali. 

O livro é uma espécie de flashback a partir da primeira cena. A narradora pode muito bem ser considerada a própria morte, para alguns, ou até aquelas figuras das Moiras gregas, mulheres que regiam o destino dos homens. Essa narradora vai mergulhar no passado de Lázaro, em sua sensibilidade e tentar descobrir porque ele estaria sendo perseguido. A partir daí, ela volta a infância dele, relata todos os eventos importantes de sua vida. 

Ela enxerga ele como um homem sensível que foi forçado a trabalhar dentro de um matadouro que desempenhava atividades sangrentas e essa sensibilidade ficou reprimida por causa do ambiente violento que ele vivia. A narradora em determinado momento passa de um agente passivo, a ativo na história. Ela toca Lázaro e o transmite uma doença que começa a se disseminar por todo seu corpo, ao mesmo que faz com Lázaro se abra para o mundo e consiga recuperar aquela sensibilidade perdida de antes.


Nos é apresentado um personagem recluso, que evita os barulhos do mundo e se aprisiona nas pinturas. Seguimos com Lázaro diariamente do abatedouro onde trabalha até seu quarto no final de cada dia, onde ele pinta suas imagens da cidade e das pessoas, tudo assistido pela sombria figura misteriosa que ao sentar na poltrona próximo a cama, assiste a tudo com muita calma, indecisa se continua a provocar o avanço da doença ou o cura. Enquanto isso sua doença avança cada vez mais.

O livro O Mal de Lázaro é de uma leitura rápida, fluida que irá confrontar o leitor. Enquanto vamos avançando na leitura, nos deparamos com inquietações existenciais. Umas das características dessa obra, é a forma como Krishna consegue evidenciar Lázaro e sua enigmática companheira que complementa as cenas com os rostos cotidianos das pessoas do vilarejo onde vive, convergindo tudo em um cenário onde todos tentam tocar as próprias vidas.

Nessa obra somos apresentados a reclusão de um personagem, sua aversão aos sons, a palavras e pessoas, mas também a seu amor em retratar o cotidiano, o que o obriga a enfrentar no último instante sua própria existência, onde, amparado pela narradora  encontrará um mundo mais convidativo.


Uma leitura que vai mexer com o leitor, vai o transportar a um universo de questionamentos e reflexões. Acho que vale muito a pena essa leitura e especialmente, compartilhar a indicação. Gostaria de continuar desejando muito sucesso ao autor e que ele continue nos brindando com outras obras tão bonitas como essa.

Livro disponível para aquisição no site:


SOBRE O AUTOR


Krishna Monteiro nasceu em 1973, em Santo Antonio da Platina, no Paraná, e esteve rodeado de livros desde pequeno. Graduou-se em economia e fez mestrado em ciências políticas na Universidade Estadual de Campinas. Depois de uma breve passagem pelo jornalismo, em 2008 ingressou na carreira diplomática. Trabalhou como vice-chefe de missão da embaixada brasileira no Sudão, como cônsul adjunto do Brasil em Londres e na embaixada do Brasil na Índia e na Tanzânia, onde se encontra atualmente. Foi editor de textos literários da revista Juca-diplomacia e humanidades, publicada pelo Itamaraty, e ajudou a criar o blog Jovens Diplomatas. Vivendo em terras estrangeiras, foi tomado por lembranças de outras paisagens e cenas de infância escondidas na memória, e começou a escrever contos, em parte inspirados em sua própria história, em parte inventados, que resultaram no livro O que não existe mais, publicado pela Tordesilhas em 2015. A coletânea será lançada na França (Editions Le Lampadaire) e na Romênia e foi finalista do Prêmio Jabuti 2016, na categoria Contos e Crônicas. Ainda em 2016, participou da Primavera Literária Brasileira, em Paris. 


VIDEO DO AUTOR
https://www.facebook.com/tordesilhas/videos/1612957078812169/

"E como eu palmilhasse vagamente
uma estrada de Minas, pedregosa, 
e no fecho da tarde um sino rouco..."


POEMA: "A máquina do mundo" de Carlos Drummond de Andrade
na íntegra, clique aqui



EDITORA TORDESILHAS

http://www.tordesilhaslivros.com.br/
https://www.facebook.com/tordesilhas/



CONTATO: 
aventuraliteraria@hotmail.com

MINHAS REDES SOCIAIS

Deixem seus comentários !!!

Nenhum comentário:

@blogaventuraliteraria